Skip to content

Quais são os tipos de marcas que podem ser registradas?

Existem vários tipos de marcas que podem ser registradas, como marcas nominativas, marcas figurativas, marcas de som, marcas de movimento, marcas de posição e marcas de cheiro.

Existe uma definição para tudo aquilo que é considerado uma marca. Segundo o Manual de Marcas do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, marca é uma palavra, frase,  símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica e distingue produtos ou serviços de um vendedor dos produtos ou serviços de outros vendedores. Mas, você irá concordar que, esta definição ainda é bastante ampla. Por este motivo, no momento em que se faz a solicitação do registro de marca, é necessário enquadrar sua criação em categorias bem específicas para que, na hora da análise, o INPI considere que não há riscos de concorrência desleal ou até mesmo cópias que possam prejudicar a sua ou outras marcas existentes. 

Neste artigo, vamos te explicar em detalhes quais são os tipos de marca que podem ser registradas sob a LPI nº 9279/96 e como você pode identificar em qual delas a sua marca se enquadra.

Conheça os tipos de marcas

Uma das categorias que as marcas precisam se enquadrar na hora de solicitar o registro é o tipo. Os tipos de marca referem-se à forma de apresentação das marcas na hora de se diferenciarem umas das outras. Por isso, na hora de realizar o pedido do registro, você precisará saber em qual delas a sua criação se encaixa. 

Veja abaixo quais são eles:

  • Marcas Nominativas

Uma marca nominativa, ou verbal, é aquela em que a marca é expressa por uma ou mais palavras considerando o alfabeto romano, incluindo neologismo (criação de uma nova palavra ou expressão, ou atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente) e combinação de letras, números, algarismos romanos ou arábicos, desde que não apresentem uma figura ou forma fantasiosa. 

EXEMPLOS: Google, Gucci e 99 taxi

  • Marcas Figurativas

Marcas figurativas são compostas por imagens, figuras, desenhos, letras ou números estilizados. Caso a marca seja representada por um alfabeto ou ideogramas de diferentes países, também se enquadra no tipo figurativa. 

  • Marca Mista

No caso das marcas mistas, como o nome sugere, existe uma mistura entre as marcas nominativa e figurativa, ou seja, a marca pode ser representada por um símbolo que tenha letras comuns ou estilizadas e também figuras, desenhos etc. 

  • Marca Tridimensional 

A marca tridimensional, segundo o Manual de Marcas do INPI, “é o sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica”. Ainda segundo o manual, para ser registrada, não pode estar ligada a efeito técnico.

A título de curiosidade, a marca Yakult, recentemente conquistou reconhecimento no INPI como marca de alto renome, devido ao formato tridimensional de sua embalagem. O órgão oficial do governo entendeu que o frasco do famoso leite fermentado tinha suficiente grau de distintividade e exclusividade para receber o registro como marca de alto renome.

  • Marcas De Posição

A marca de posição demorou bastante tempo para ser reconhecida no Brasil. Ela deve combinar um sinal distintivo junto com uma posição singular e específica, como no caso dos sapatos Louboutin.

  • Marcas De Movimento

Também conhecidas como ‘motion marks’, as marcas de movimento identificam seu produto ou serviço com sinais em movimento, ou seja, figuras animadas e não estáticas. No Brasil, ainda não há regulamentação para este tipo de registro, por isso, ainda 

  • Marcas De Som e Marcas De Cheiro

Ambos são conhecidos como ‘registro de marcas não tradicionais’, porém ainda não permitidos no Brasil, já que aqui apenas são permitidos registros visualmente perceptíveis. 

Concluindo

O registro de marca, como já comentamos outras vezes, é uma etapa fundamental para qualquer criação que esteja começando no mercado e, para conseguir definir o tipo em que sua marca deve se encaixar desde o começo, é preciso um bom estudo de branding. Cada traço das marcas que apresentamos aqui foi criado intencionalmente. Por isso, dedique-se desde o ínicio para que sua marca seja memorável e única!

Pensando em registrar sua marca? Entre em contato com a Invoga, pois somos especialistas

em propriedade intelectual e podemos te oferecer assessoria e mais informações sobre todo o processo.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registre Sua Marca Agora!

Não perca tempo! Proteja sua marca e garanta sua propriedade intelectual preenchendo seus dados agora. Nossa equipe está pronta para ajudar você a obter o registro que sua marca merece.