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Quais são os benefícios do registro de marca?

O registro de marca oferece diversos benefícios, como proteção contra concorrência desleal, o direito de usar a marca em produtos e serviços, e o direito de licenciar a marca.

Será que você conhece todos os benefícios de oficializar a propriedade de uma marca?  Podemos adiantar que evitar que você seja copiado ou que “roubem” sua ideia não são os únicos benefícios de fazer o registro de marca. 

O registro de marca é um processo legal que concede ao proprietário da marca o direito exclusivo de usá-la em conexão com produtos ou serviços específicos, e este processo oferece uma série de benefícios para o seu negócio, ainda mais nos tempos atuais onde todos os dias surgem novas empresas e projetos no mundo online e offline. Para se ter uma ideia, o Mapa de Empresas mostra que, apenas em junho de 2023, 324 mil empresas foram abertas!

Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios de se registrar uma marca perante o órgão oficial do governo. Por isso, continue a leitura para descobrir quais são.

Os benefícios do registro de marca

O pedido para registro de marca deve ser feito no momento da criação da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial. Isso garante que você tenha exclusividade sobre ela e entre outros benefícios como estes que nós destacamos abaixo:

  1. Proteção legal:

Segundo a Lei de Propriedade Industrial, aquele que primeiro tiver recebido a concessão do registro feito perante o INPI tem o direito de propriedade da marca. Ou seja, quem registra uma marca primeiro é o dono dela! 

O registro de marca confere ao proprietário dela o direito de tomar medidas legais contra qualquer pessoa que a use sem autorização, impedindo o uso indevido da marca, plágio, a concorrência desleal e a confusão entre os consumidores. Você viu o que aconteceu com a dupla sertaneja ‘Maiara e Maraisa’ envolvendo o nome do projeto ‘As patroas’? Elas foram impedidas de usar este nome, na época criado junto com Marília Mendonça, já que a pessoa que havia registrado a banda ‘A Patroa’ primeiro entrou com uma ação judicial por ter o direito de uso exclusivo do nome. O caso foi favorável para Daisy Soares, já que ela havia feito o registro da marca ‘A Patroa’ em 2014.

Por isso, fique atento, pois ao decidir não cumprir essa etapa de registro, você abre espaço para que outra pessoa o faça em seu lugar, permitindo que todo o seu trabalho até ali escorra água abaixo.  

  1. Diferenciação da concorrência: 

Uma marca registrada pode ajudar uma empresa a se diferenciar de seus concorrentes, já que na LPI existem critérios a serem cumpridos em relação a sinais de diferenciação visualmente perceptíveis. Com a equipe certa, isso pode ser feito por meio de estudos estratégicos para a criação de uma marca única e memorável.

  1. Aumento da reputação: 

Isso mesmo, uma empresa pode alcançar a melhora de sua reputação e credibilidade com o registro de sua marca. Isso ocorre porque os consumidores estão mais propensos a confiar em empresas que têm marcas registradas. Por exemplo, se você gosta de refrigerantes, prefere comprar uma Coca-Cola ou um refrigerante de cola de outra marca?

  1. Aumento do valor da marca: 

As marcas registradas são ativos intangíveis que podem ser avaliados e vendidos. Com um branding bem definido e registrado perante o órgão oficial do governo, você valoriza e muito o valor da sua marca, caso algum dia queira vendê-la ou abrir seu capital para transformá-la em ações.

  1. Possibilidade de licenciamento: 

A marca que foi devidamente registrada pode ser licenciada para outras empresas. O licenciamento de marca é um contrato que autoriza o uso de palavra, frase, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica a sua propriedade intelectual para comercialização de produtos e serviços. Isso representa uma vantagem, pois além de ser uma poderosa ferramenta para o seu marketing, pode ser uma fonte de receita adicional para a empresa proprietária da marca, como aconteceu com a Barbie

  1. Para aumentar as vendas:

Marcas registradas, reconhecidas e com todas as licenças em dia, passam mais credibilidade e confiança aos consumidores que, consequentemente, se sentem mais seguros ao comprar, aumentando as vendas de seus produtos ou serviços. 

Concluindo

Vamos deixar combinado desde já que não adianta nada ter uma marca incrível e inovadora, mas não ser registrada, não é mesmo? 

O registro de marca é um investimento importante para qualquer empresa que deseja proteger sua criação e aumentar seu valor perante o mercado. Por isso, se você está pensando em registrar sua marca, entre em contato com a Invoga, pois somos especialistas em propriedade intelectual e podemos te oferecer assessoria e mais informações sobre o processo.

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