Descubra a importância do monitoramento de marca para proteger sua empresa contra plágio, diluição da marca e outros riscos, com exemplos práticos e dicas de implementação.
É inegável, meu caro e minha cara, uma marca é o ativo mais valioso de um negócio nos dias de hoje. Uma marca é mais do que um nome ou um logo; é a essência da identidade de uma empresa, a voz que fala diretamente aos seus clientes. Agora, me diga: Como é possível o item mais importante da empresa ficar sem constante proteção? É como deixar o quadro da Monalisa sem o vidro que preserva a obra contra as sopas!
Sendo assim, neste artigo, vamos te explicar a importância de manter um monitoramento constante sobre sua marca e como você pode fazer isso.
A importância do Monitoramento de Marca
O Monitoramento de Marca nada mais é do que um serviço contínuo de vigilância para evitar que concorrentes, por acaso ou intencionalmente, se aproximem demais do seu território criativo, ou seja, através do monitoramento, tentativas de uso indevido da sua marca ou plágio são detectadas e barradas. Afinal, é preciso saber agir judicialmente caso necessário e é por isso que você precisa de uma equipe especializada no assunto, assim como a Invoga.
Através do monitoramento, você evita:
- Danos à Reputação: ao vigiar sua marca, é possível detectar a tempo críticas negativas, rumores prejudiciais ou problemas que estão surgindo e que podem afetar a confiança dos clientes. Certas situações podem se espalhar rapidamente e danificar a imagem da sua marca.
- Perda de Vantagem Competitiva: Sem monitoramento da concorrência, a empresa além de poder perder insights valiosos sobre as estratégias e percepções dos concorrentes, pode também perder de vista se alguma empresa está utilizando indevidamente ou plagiando sua criação. Isso pode resultar em confusão na mente dos seus clientes e uma perda de vantagem competitiva no mercado.
- Resoluções Tardias a Problemas: A ausência da atividade de vigilância pode resultar em reações tardias. Caso alguma empresa tenha causado algum problema para a sua empresa, se detectado tardiamente, além de aumentar a gravidade dos problemas, pode tornar mais difícil a resolução deles.
- Desvalorização da Marca: Uma marca que sofre algum problema relacionado a uso indevido ou plágio e demora para resolver, pode perder valor de mercado. Isso pode afetar investimento, parcerias e a atratividade geral da empresa.
Como é realizado o Monitoramento de Marcas?
Para realizar o Monitoramento de Marca, é necessário vasculhar a internet e afins para verificar se usaram a imagem da marca indevidamente, se plagiaram a sua criação ou se estão confundindo seus clientes. Se alguma tentativa de uso indevido de imagem ou plágio for detectada, quem realiza o monitoramento precisa estar pronto para agir. As medidas precisam ser rápidas e assertivas, como:
- Coletar evidências;
- Enviar uma notificação por escrito ao infrator;
- Notificar provedores e plataformas online;
- Enviar uma carta de cessação e desistência formal;
- Confecção e análise de contrato.
Geralmente, quando o empresário faz isso sozinho, acaba sempre muito cansado e preocupado de que algo ruim pode acontecer com sua empresa, afinal, tomar todas as medidas acima sozinho exige que ele tenha conhecimento jurídico.
Quando o monitoramento é realizado por uma empresa especialista no assunto, como a Invoga, você pode abrir mão desta preocupação e ter a certeza de que toda a defesa e recurso estará nas mãos de pessoas que entendam do assunto.
No mundo dos negócios, pequenos e médios empreendedores sabem que cada detalhe conta. Com o serviço de Monitoramento de Marca da Invoga, você pode focar no que faz de melhor, deixando a segurança da sua marca nas mãos de quem entende do assunto.
Quer proteger a sua marca? Entre em contato conosco! A Invoga é especialista do Registro de Marcas e Patentes e agora pode monitorar a sua marca por você.
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