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Marcas e E-Commerce: Como Proteger Sua Identidade Online

Explore a importância do registro de marca para empresas que atuam no comércio eletrônico.

Foi-se o tempo em que a internet era “terra de ninguém”. O comentário parece antigo, sabemos, mas ainda serve muito bem aos tempos atuais, afinal, as novas empresas e marcas que surgem no ambiente online, assim como as atuantes do meio físico, precisam cumprir  regras e legislações do nicho escolhido. Um destes processos superimportantes é o registro de marca

Neste artigo, você vai entender a importância deste passo e descobrir como fazer o registro de marca do seu negócio que nasceu no digital. Boa leitura!

A importância do registro de marca para empresas e marcas de E-commerce

O registro de marca não é mera formalidade para marcas e empresas que nasceram no ambiente digital. Muito pelo contrário. Realizar o registro de marca é um processo legal que concede ao proprietário dela o direito exclusivo de usá-la em conexão com produtos ou serviços específicos, e este processo oferece uma série de benefícios para o seu negócio.

É necessário lembrar que abrir um CNPJ para comercializar produtos ou serviços não lhe confere propriedade sobre sua criação. A única maneira de proteger legalmente sua marca ou empresa digital é realizando o registro de marca.

O pedido para registro de marca deve ser feito no momento da criação da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial. Isso irá garantir que você tenha exclusividade e proteção legal sobre ela, evitando que outras pessoas a usem sem autorização.

Dentre outras vantagens de realizar o registro de marca para marcas, empresas, comércios ou produtos digitais, estão:

  • Diferenciação da concorrência: diferenciar-se de outros serviços ou produtos digitais só é possível, pois na LPI (Lei de Propriedade Industrial) existem vários critérios de diferenciação visualmente perceptíveis. Com um branding bem alinhado, você se diferencia da concorrência.
  • Aumento da reputação e valor de marca: Sabia que os consumidores estão mais propensos a comprar de marcas registradas? Aposto que você prefere consumir filmes da Netflix do que de outro streaming menos conhecido, por exemplo.
  • Possibilidade de licenciamento: A marca que foi devidamente registrada pode ser licenciada para outras empresas. O licenciamento de marca é um contrato que autoriza o uso de tudo o que identifica a sua propriedade intelectual para comercialização de produtos e serviços. Isso representa uma vantagem, pois além de ser uma poderosa ferramenta para o seu marketing, pode ser uma fonte de receita adicional para a empresa proprietária da marca, como, por exemplo, o ‘Porta dos Fundos’.
  • Para aumentar as vendas: Marcas registradas, reconhecidas e com todas as licenças em dia, passam mais credibilidade e confiança aos consumidores que, consequentemente, se sentem mais seguros ao comprar, aumentando as vendas de seus produtos ou serviços. 

Como realizar o registro de marcas digitais

Criar um site ou uma conta nas redes sociais não basta para garantir propriedade sobre uma marca digital. A marca registrada perante o INPI confere ao titular o direito exclusivo de seu uso para empresas que atuam com e-commerce. Isso não apenas cria uma identidade única para o seu negócio, mas também impede que outras empresas usem uma marca semelhante, evitando confusão entre os consumidores. 

Você consegue realizar o pedido de registro de marca sozinho e aqui nós vamos te mostrar resumidamente como realizar o registro de marcas digitais. Caso você queira mais detalhes, você pode ver o passo a passo completo neste post da Invoga, já que o procedimento é igual para negócios físicos e online.

  1. Descubra se a marca está disponível para uso.

Esta etapa é essencial para saber se a sua ideia já está registrada por outra pessoa. Por isso, não pule a etapa de pesquisa.

  1. Pague as guias GRU.

Um investimento será necessário para que você receba proteção legal sobre sua marca. 

  1. Faça o pedido de registro.

Realize seu cadastro no E-INPI, consulte em quais categorias de produto e serviço sua marca se encaixa e preencha o formulário com os dados da sua marca.

Depois, é só acompanhar se o pedido será deferido ou indeferido. É na Revista da Propriedade Industrial (RPI) que sairá o resultado do seu pedido de registro de marca, então fique de olho.

Conclusão

Como você pode ver, o processo de registro de marcas e comércio online é necessário se quiser ter proteção legal e garantir que sua marca não seja utilizada indevidamente, como vimos recentemente com o cantor Emicida

Além de ser um processo relativamente fácil, sua criação pode se destacar no mundo digital com o registro de marcas. Siga os passos devidamente para garantir que o processo seja aprovado. 

Se precisar de ajuda (ou desejar se livrar desta burocracia) e ter certeza de que todas as etapas do seu registro de marca serão aprovadas com sucesso, entre em contato com a Invoga! Somos especialistas no registro de marcas e patentes. 

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