Descubra os 10 principais benefícios do registro de marca, como proteção legal, exclusividade, valorização da marca e acesso a novos mercados.
Ter uma marca é muito mais do que abrir um CNPJ, o domínio em um site ou criar contas nas redes sociais. Aliás, nada disso te faz dono da marca que você criou. A única maneira de oficializar a propriedade sobre uma marca é através do Registro de Marca. Este processo, além de garantir que você tenha exclusividade no uso de tudo o que está envolvido no universo dessa marca, oferece inúmeros benefícios ao seu negócio. Neste artigo, listamos 10 benefícios de realizar o Registro de Marca.
O que é Registro de Marca?
O registro de marca é um processo legal que concede ao proprietário da marca o direito exclusivo de usá-la em conexão com produtos ou serviços específicos.
Nós da Invoga sempre aconselhamos nossos clientes a começar uma marca realizando o registro primeiro e depois as outras etapas, como CNPJ, domínio entre outros. O pedido de registro deve ser feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial. Isso significa que existem várias normas e critérios que precisam ser seguidos para que o registro seja concedido a você. Por isso, nunca dispense a assessoria de um especialista no assunto, assim você garante que todas as etapas do processo sejam realizadas da maneira correta.
10 benefícios do Registro de Marca
Agora que você já sabe o que é o Registro de Marca, precisa conhecer quais são os benefícios de obtê-lo para a sua marca.
- Proteção Legal
A Lei de Propriedade Industrial diz que o primeiro que tiver recebido a concessão do registro feito perante o INPI tem o direito de propriedade sobre a marca. Ou seja, quem registra uma marca primeiro é o dono dela! Como falamos lá no início, criar um CNPJ não impede que alguém use sua marca sem autorização, por isso, se alguém plagiar ou usar sua marca sem autorização, você poderá recorrer à lei.
- Exclusividade
Com o registro de marca em mãos, você será o único a usá-la em conexão com os produtos ou serviços para os quais a marca foi registrada. Nenhuma outra empresa poderá usá-la sem a sua autorização.
- Valorização da Marca
Nós sempre falamos que a marca é um dos patrimônios mais valiosos de uma marca. Com um branding bem alinhado e registrado perante oINPI, o valor da sua marca valoriza muito. Assim, caso algum dia queira vendê-la ou abrir seu capital para transformá-la em ações terá mais sucesso.
- Acesso a Novos Mercados
Ter uma marca registrada facilitará a sua entrada em novos mercados para explorar todas as possibilidades de lucro que sua marca pode te proporcionar. Por exemplo, você pode ter uma loja que apenas comercializa roupas, mas quer entrar no mercado para produzir suas próprias roupas ou acessórios.
- Valor Comercial
Uma marca registrada pode ver mudanças significativas em seu valor comercial, além de aumentar sua atratividade para investidores, parceiros e potenciais compradores.
- Diferenciação Competitiva
Uma marca registrada pode ajudar uma empresa a se diferenciar de seus concorrentes, já que na LPI existem critérios a serem cumpridos em relação a sinais de diferenciação visualmente perceptíveis. Com a equipe certa, isso pode ser feito por meio de estudos estratégicos para a criação de uma marca única e memorável.
- Possibilidade de licenciamento
A marca que foi devidamente registrada pode ser licenciada para outras empresas. O licenciamento de marca é um contrato que autoriza o uso de palavra, frase, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica a sua propriedade intelectual para comercialização de produtos e serviços. Isso representa uma vantagem, pois além de ser uma poderosa ferramenta para o seu marketing, pode ser uma fonte de receita adicional para a empresa proprietária da marca.
- Proteção Global
Quando uma marca é registrada internacionalmente, ela possui proteção em todos os países onde foram concedidos os registros. Lembrando que cada país possui a sua legislação e regras em relação ao registro de marca.
- Aumento da Confiança do Consumidor
Um negócio que possui uma marca registrada passa mais credibilidade e confiança aos consumidores que, ao se sentirem mais seguros, compram, aumentando as vendas de seus produtos ou serviços.
- Uso do Símbolo de Marca Registrada
O famoso “érrezinho” ® ao lado da marca é um “carimbo” dizendo que a marca é protegida por direitos de propriedade intelectual. Por isso, além de dar credibilidade à marca, afasta terceiros com más intenções.
Quer proteger a sua marca ou seu projeto? Entre em contato conosco! A Invoga é especialista do Registro de Marcas e Patentes e agora pode monitorar a sua marca por você.
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