Identifique os erros mais comuns que as empresas cometem no branding e aprenda como evitá-los para construir uma marca forte e reconhecível.
Sua marca é o item mais valioso do seu negócio e não é para menos. Além de ser a cara, ou melhor, a imagem, personalidade e tom de voz da sua empresa, uma marca bem construída pode te diferenciar da concorrência, aumentar o reconhecimento da marca por parte de seus clientes gerando mais confiança e engajamento e aumentar suas vendas. Se você deseja ter sucesso no mercado, o branding é um processo essencial! Infelizmente, nem todo empreendedor sabe disso e acabam não dando a devida importância para esta etapa que, vamos combinar, deveria ser a primeira junto com o Registro de Marca, afinal as duas caminham de mãos dadas.
Pensando em te ajudar a construir uma marca de sucesso, neste artigo vamos te ensinar a identificar erros comuns que as empresas cometem na criação do branding e te mostrar como evitá-los para que você construa uma marca forte e reconhecível.
Erro número 1 no branding: Não fazer pesquisa de viabilidade de marca
Lembra que o branding e o registro de marca andam de mãos dadas? Pois então, é aqui que tudo começa. Com uma boa pesquisa de mercado antes do processo de branding, você já consegue saber se é viável o uso do nome ou logo que você criou. Ou seja, você consegue descobrir se já existe alguma outra empresa do mesmo segmento usando a marca que você pensou. Isso evita prejuízos futuros, como precisar trocar o nome da sua marca, ser acusado de plágio ou uso indevido de marca.
Erro número 2 no branding: Não conhecer o público-alvo
Para que você consiga criar uma identificação entre o cliente e o seu negócio, eles precisam perceber na sua marca algo que eles desejam muito. Só conseguimos atingir esse nível de afinidade com os clientes se os conhecermos muito bem. Por isso, no processo de criação de branding da sua marca, faça uma pesquisa para conhecer seu público-alvo, entender suas necessidades, desejos e valores para, assim, criar uma marca que seja relevante e atrativa para ele.
Erro número 3 no branding: Não definir objetivos claros
Descobrir qual mensagem você deseja transmitir com o nome e a aparência da marca, qual público deseja alcançar, qual o serviço ou o produto que você irá oferecer, em quanto tempo deseja alcançar os objetivos que propôs para a marca… Estes são apenas alguns exemplos do que você pode definir como objetivo do projeto. Quanto mais clareza nos seus objetivos, mais fácil será definir as próximas etapas do processo de branding da marca e, principalmente, acertar as ações propostas.
Erro número 4 no branding: Não criar um manual de marca
A melhor forma de manter a unidade e padrão do que você deseja transmitir com a imagem da sua marca é criando um manual de marcas. Com ele, todos os seus funcionários e prestadores de serviço estarão alinhados com aquilo que foi definido, fazendo com que a marca tenha uma comunicação única, sendo apresentada de forma consistente em todos os canais de comunicação, incluindo o site, as redes sociais, os materiais de marketing e o atendimento ao cliente.
Erro número 5 no branding: Não acompanhar métricas e resultados
Acompanhar métricas e resultados da sua marca é essencial para garantir que o objetivo inicial está sendo cumprido e que as decisões tomadas são eficazes tanto no planejamento quanto na venda. Analise estatísticas de redes sociais, dados de softwares utilizados na empresa e faça pesquisas de satisfação com seus clientes.
Evitar erros como estes podem fazer com que sua empresa cresça, obtenha a aprovação do público-alvo muito mais rápido e não tenha prejuízos no futuro.
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